sexta-feira, maio 08, 2009

Prognósticos

Vai começar o maior campeonato nacional de futebol do planeta! Sim, isso mesmo, o Brasileirão está logo aí, e não me venham falar que os torneios disputados da Europa é que estão no topo de qualquer lista. Estão na de marketing, mídia e dinheiro, mas o assunto aqui é futebol e, neste aspecto, não há quem supere o nosso torneio. Na Itália, a Inter vai levar mais um; Inglaterra é praticamente do Manchester e o Espanhol este ano é Barcelona mas, quando o título não vai para eles, vai para o Real Madrid, salvo raríssimas exceções.

Aqui, mesmo com os últimos três canecos indo para o São Paulo, a disputa é muito maior e, algo me diz que este ano a taça muda de endereço e com grandes chances de ir para outro estado também.

Pelo que foi apresentado até o momento, Cruzeiro e Internacional de Porto Alegre são, para mim, os favoritos ao primeiro lugar no campeonato. Pelo grupo de cada um e pelo que cada um fez até agora, pode-se dizer que são os que possuem grandes chances. Depois aparecem Grêmio, Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Sem ordem de chances, pois três são clubes que estão com um bom time, mas que, em alguns momentos, ficam mal das pernas e podem perdem um bom tempo até consertar isto.

O Grêmio está com um grupo forte, invicto na Libertadores, mas no Gauchão tomou um vareio do Inter. O Flamengo levou mais um carioca, mas tem em Adriano (e apenas nele) a grande chance de gols. Assim como o Corinthians, campeão paulista, perdeu apenas um jogo no ano, mas para se firmar de vez entre os favoritos, precisa se mostrar menos do trio Ronaldo, Chicão e André Santos. Parece que, quando esses vão mal, o time não vai para a frente.

O Palmeiras tem um time bastante forte também mas (tem sempre um mas nos times treinados pelo Luxemburgo) tudo pode mudar se por acaso, no meio do ano, Cleiton Xavier e Keirrison forem embora. Já o São Paulo desses é aquele que, até o momento, não apresentou nada de espetacular. Mas, há um ano atrás era assim também e, o final todo mundo sabe. Então, não custa mantê-lo aí neste grupo.

Surpresa em termos de título, mas não em vaga para a Libertadores, estão equipes como a do Santos, do Sport e do Vitória.

Agora, tudo não passa de opinião sobre um campeonato que ainda não começou e que muda muito do seu início até o fim. Resta aguardar dezembro e ver o que coelho sai desta cartola.

Nenhum comentário: