domingo, maio 17, 2009
4 jogos, 3 pontos.
Também em casa, o Santos começou bem, abriu 2 a 0, Kléber Pereira desencantou, mas, no final, o segundo empate do time da Vila, 3 a 3. Empate sofrido no final e segundo ponto do vice campeão paulista.
Já o Palmeiras foi ao Rio Grande do Sul e, como o Corinthians na semana passada, não foi páreo para o Inter. Perdeu por 2 a 0, com um segundo gol sofrido no momento em que o Verdão ainda buscava o empate.
No Rio, o Corinthians não tomou gol, mas também não fez. 0 a 0 com o Botafogo, em jogo com muitos lances perdidos pelo Fogão,que não passou pela linha de impedimento feita pelo Timão e algumas oportunidades pelo campeão paulista. O Corinthians dominou o primeiro tempo, valorizou a posse de bola, mas caiu de rendimento na etapa final. Entretanto, foi na volta dos vestiários que o clube paulista teve a melhor oportunidade de gol, onde Ronaldo se atrapalhou com a bola, dando a chance para o goleiro Renan fazer a defesa. Primeiro ponto do Corinthians no campeonato, que termina a rodada em 17º lugar.
O Barueri não passou de um empate sem gols com o Fluminense e, dos paulistas, o único time que fez seu torcedor feliz da vida foi o Santo André, que jogou fora de casa contra o Coritiba, começou perdendo mas, ainda no primeiro tempo marcou três gols e terminou a partida vencendo por 4 a 2.
sexta-feira, maio 08, 2009
Prognósticos
Vai começar o maior campeonato nacional de futebol do planeta! Sim, isso mesmo, o Brasileirão está logo aí, e não me venham falar que os torneios disputados da Europa é que estão no topo de qualquer lista. Estão na de marketing, mídia e dinheiro, mas o assunto aqui é futebol e, neste aspecto, não há quem supere o nosso torneio. Na Itália, a Inter vai levar mais um; Inglaterra é praticamente do Manchester e o Espanhol este ano é Barcelona mas, quando o título não vai para eles, vai para o Real Madrid, salvo raríssimas exceções.
Aqui, mesmo com os últimos três canecos indo para o São Paulo, a disputa é muito maior e, algo me diz que este ano a taça muda de endereço e com grandes chances de ir para outro estado também.
Pelo que foi apresentado até o momento, Cruzeiro e Internacional de Porto Alegre são, para mim, os favoritos ao primeiro lugar no campeonato. Pelo grupo de cada um e pelo que cada um fez até agora, pode-se dizer que são os que possuem grandes chances. Depois aparecem Grêmio, Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Sem ordem de chances, pois três são clubes que estão com um bom time, mas que, em alguns momentos, ficam mal das pernas e podem perdem um bom tempo até consertar isto.
O Grêmio está com um grupo forte, invicto na Libertadores, mas no Gauchão tomou um vareio do Inter. O Flamengo levou mais um carioca, mas tem em Adriano (e apenas nele) a grande chance de gols. Assim como o Corinthians, campeão paulista, perdeu apenas um jogo no ano, mas para se firmar de vez entre os favoritos, precisa se mostrar menos do trio Ronaldo, Chicão e André Santos. Parece que, quando esses vão mal, o time não vai para a frente.
O Palmeiras tem um time bastante forte também mas (tem sempre um mas nos times treinados pelo Luxemburgo) tudo pode mudar se por acaso, no meio do ano, Cleiton Xavier e Keirrison forem embora. Já o São Paulo desses é aquele que, até o momento, não apresentou nada de espetacular. Mas, há um ano atrás era assim também e, o final todo mundo sabe. Então, não custa mantê-lo aí neste grupo.
Surpresa em termos de título, mas não em vaga para a Libertadores, estão equipes como a do Santos, do Sport e do Vitória.
Agora, tudo não passa de opinião sobre um campeonato que ainda não começou e que muda muito do seu início até o fim. Resta aguardar dezembro e ver o que coelho sai desta cartola.
Ó nóis aqui travêis!
Um texto curto e grosso para mais uma volta do De Chaleira! Mas, desta vez, eu prometo, a cada rodada, pelo menos um breve comentário sobre a participação dos grandes clubes paulistas na primeira divisão do brasileiro e a situação de cada um no campeonato. Claro que (ainda) não tenho a vida ganha para assistir todos os jogos, mas os que eu assistir, eu analiso a partida e os demais ao menos dou uma opinião sobre.
É o De Chaleira, mais malandro, com a mesma roupagem, mas com espírito novo!