segunda-feira, março 09, 2009

O melhor gol que eu não vi.

A expectativa era grande. Palmeiras e Corinthians, um dos maiores clássicos do mundo, e Ronaldo de volta. Ele começou do banco, mas o pouco que fez na sua estréia, contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil, aumentava ainda mais a esperança da fiel torcida em uma vitória contra o líder do campeonato, na disputa entre os dois únicos invictos do torneio. No primeiro tempo, muito sol, partida cadenciada, sem muito esforço dos dois lados, provavelmente para não se desgastarem demais para a etapa final. Oportunidades para ambos, com boas defesas de seus goleiros.
Na etapa final, quando o arqueiro corinthiano falhou, Palmeiras um a zero. Festa alviverde no Farahzão. Com o sol encoberto por nuvens, o fôlego e o gol adversário reanimam a torcida do Timão, que começa a cantar sem parar "aqui tem um bando de loucos". Mas, faltava ainda "o mais novo louco do bando", como Ronaldo disse em sua apresentação.

Aos 20 minutos, ele entrou em campo. Um bom drible e a falta não marcada. Uma curta arrancada, um chute e, bola na trave! Na linha de fundo, uma virada rápida, um bom cruzamento dele para a área, André Santos completou mal de cabeça. O relógio já marcava quarenta e cinco minutos do segundo tempo, quando houve um escanteio para o Corinthians, que iria para sua quinta derrota seguida para o rival. Com tantos lances mal feitos pelos jogadores, eu virei, resolvi não olhar para aquela cobrança. Algo me dizia que dali sairia um momento especial.
Passado um tempo, escanteio cobrado... quando olho aquela torcida enorme pulando, um misto de alegria e estranheza, pela predestinação, tomou conta de mim, virei, gritei "Gol! Gol!" Perguntei para meu amigo quem tinha feito, ele pediu para eu adivinhar. Quando olhei, lá estava ele no alambrado e aquela massa alvinegra indo em sua direção. Por um momento, parecia mais a Geral do Grêmio, descendo da arquibancada para comemorar. Para nós, corinthianos, parecia uma vitória, uma virada, histórica, em final de campeonato. Era o primeiro gol do maior artilheiro de Copas do Mundo pelo Corinthians, contra o maior adversário, nos instantes finais da partida.
Mais um fato marcante, dentre tantos que Corinthians e Palmeiras já proporcionaram para o futebol. A diferença é que neste eu estava lá. Não vi o gol, é verdade, porém, o gol foi apenas o começo deste fato. Então, um dia, certamente vou falar para meus filhos e netos: "quando o Ronaldo marcou o primeiro gol dele pelo Corinthians, eu não vi, mas estava lá. Deixa eu explicar..."

Nenhum comentário: