quarta-feira, junho 25, 2008

A volta do "professô"

As Olímpiadas começam dia 08 de agosto, e a seleção brasileira estará lá em busca da tão sonhada medalha, a única que falta para o futebol pentacampeão! É este o foco da imprensa sobre a equipe de Dunga? Não, o assunto do momento é o próprio técnico Dunga e os prováveis substitutos que podem assumir o comando para a continuação das eliminatórias, em setembro.

E porque vamos nos preocupar com o futebol brasileiro em Pequim, se até mesmo a CBF não está nem aí pra Olimpíadas. Isto é fato. Se estivessem, não começariam a preparar a equipe faltando pouco mais de um mês para a competição. Acontece que seleção olímpica não dá dinheiro com amistoso, então, manteve a seleção "principal" (??) atuando nos últimos jogos amistosos e eliminatórias. Pode até ser que o ouro venha, o que eu acho difícil, mas será muito mais por esforço dos atletas do que por o bom futebol apresentado por um EQUIPE. Quem sabe em 2016, quem sabe no Rio de Janeiro, quem sabe sem Ricardo Teixeira. Quem sabe?

Quanto ao próximo treinador, conhecidos apostam em Zico, Muricy Ramalho, Paulo Autuori e Wanderley Luxemburgo. Esqueçam o Zico. O Galinho já deu declarações que, enquanto Ricardo Teixeira estiver no comando, não trabalhará mais pelo Brasil. Muricy pode até ser, mas o São Paulo voltou a apresentar um bom futebol, ele tem o respaldo do presidente e não gosta muito de quebrar contratos, algo que Autuori também não é muito fã. Tudo bem que para trabalhar para a Seleção Brasileira é diferente, mas ali ocorre alguns mandos e desmandos que esses dois são capazes de levar em consideração para negar o cargo agora.

Agora, o Luxa eu acredito que saiu muito mais por conta das turbulências que sua vida pessoal atravessava na época do que o fracasso de Sidney. Como eu disse, a CBF não se importa com as Olimpíadas. Fosse assim, Zagallo também teria caído, em 1996.

O momento de Luxemburgo hoje é diferente do que ele vivia em 2000. É um treinador que de lá para cá deu a volta por cima, ganhou dois Brasileiros, uma Copa do Brasil e quatro Paulistas, sempre deixou claro que tem como meta retornar ao comando da seleção e - até agora - está com sua vida pessoal tranquila.

Algum outro? Sinceramente não vejo nomes além destes e do Felipão que mereceriam o cargo. Como Scolari acabou de se mudar para a terra dos Beatles, é impossível assumir o Brasil agora. Por isso acho que o Luxa leva essa.

Nenhum comentário: