quarta-feira, junho 25, 2008

Irmãs de sangue

O texto abaixo é antigo, já tem quase um ano, mas é sempre válido quando tratamos de torcidas organizadas. Como Manfré e eu fizemos um estudo sobre jornalismo que envolveu torcidas organizadas, achamos pertinentes colocarmos esta coluna do Paulo Vinícius Coelho que foi divulgada no Diário Lance! do dia 23 de agosto de 2007.

Irmãs de sangue

Paulo Vinícius Coelho

"Como por encanto, as cenas de violência voltaram às arquibancadas. Reapareceram do lado de fora de São Januário, na briga entre Força Jovem e Ira, no domingo passsado. A Ira é dissidência da Força Jovem, maior e mais tradicional facção cruzmaltina.

A briga escancara que cada idiota vestido com os símbolos da Força ou da Ira torce mais por sua uniformizada do que pelo Vasco.

O mesmo vale para a discussão entre Torrcida Jovem e Raça Rubro-Negra. As duas saíram na porrada na arquibancada do Parque Antárctica, também no domingo passado. A Jovem é torcida-irmã da Independente, do São Paulo, e os torcedores das duas facções costumam entoar juntos o canto segundo o qual formam uma "união sinistra que incomoda muita gente". Já a Raça é amiga da Gaviões da Fiel. Significa que, quando a Policia Militar separa rubro-negros de palmeirenses, no Palestra Itália, pode abrigar do mesmo lado da grade corintianos e são-paulinos. Corintianos da Gaviões, aliados à Raça Rubro-Negra, dispararam pancadas em são-paulinos da Independente, auxiliados pela Torcida Jovem do Flamengo.

A sensação de impunidade, razão fundamental da violência, poderia ter diminuído com as prisões recentes. Em fevereiro, os torcedores Alessandro Almeida Borges Pereira e Edmílson José da Silva foram condenados a 14 anos de prisão, em São Paulo. Em julho, Jéferson Melchíades Vieira foi condenado a 15 anos, no Rio.

Por outro lado, os uniformizados podem se sentir protegidos. Em São Paulo, a Polícia Militar estabeleceu lugares específicos para os torcedores uniformizados cadastrados. Ficam atrás dos gols do Morumbi, do Parque Antarctica e do Pacaembu, separados por grades. A idéia do cadastramento é tão boa que menos de 30% dos uniformizados resolveu aceitá-Ia. A idéia da separação é tão ruim que espreme o torcedor comum e protege o uniformizado. Os poucos cadastrados colocam-se em seus lugares, próximos à grade que os separa da torcida comum. Levam faixas e instrumenntos musicais para o local destinado para sua facção. Os não cadastrados misturam-se com os torcedores comuns, mas ficam grudados à grade para dar a idéia de que sua facção segue tão grande quanto antes.

Grande para dar medo na torcida inimiga .. Sim, porque cada facção tem sua inimiga eleita. A Jovem do Flamengo é irmã da Independente Tricolor, a Raça Rubro-Negra alia-se à Gaviões e ambas são inimigas mortais da Mancha Alvi-Verde. É o que diz a voz sinistra que atende ao telefone na sede da Raça. Se existe relação de amizade, simpatia, antipatia ou inimizade com a torcida do Palmeiras? "Com eles, é morte'..... Morte ao futebol."

Nenhum comentário: